domingo, 30 de novembro de 2014

O FINAL DO ANO



Não costumo pensar no final do ano como o fim de um ciclo.

Acho que o final do ano é simplesmente o final de mais um ano. E ponto.

Mas eu gosto deste clima que se forma espiritualmente nas cabeças das pessoas. É uma espécie de euforia coletiva onde são feitos planejamentos, intenções, promessas... Acho bonito isso. Traz um pouco de fantasia para a realidade crua da vida.

Há alguns anos nem mais as férias de fim de ano eu tiro. Para mim o final de um ano é só uma época festiva num calendário excêntrico. Não é um fim e nem um começo. É mais um mês numa vida que continua. Os planos antigos e persistentes são mantidos e as porcarias são jogadas fora como se deve fazer em qualquer mês do ano.

Sinto muito em quebrar esta onda de euforia, e por que não dizer... de histeria coletiva que se dá nestes derradeiros dias. Mas no fundo é isso mesmo. É só mais um feriado. Por que não prometemos emagrecer ou mudar de rumo ou deletar os chatos depois, por exemplo, do Carnaval ou do Dia da Consciência Negra? É a mesmíssima coisa.

A vida não pára. Ela só continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário