segunda-feira, 7 de maio de 2012

Comer, dormir, comprar

Nestes dias recém-passados, provei de uma amostra da Colômbia, indo parar lá quase por acaso, e de uma forma bastante voluntária. Que país!
Descrevo uma mescla de México com Brasil. De nossa terra verde-amarela, meu mais recente país desbravado tem muito em comum com São Paulo, minha cidade adorada. Algo em torno de 8 a 9 milhões de habitantes dividem um transito caótico e sem preferenciais. Todo mundo invade a pista de todo mundo. E buzinam muito, muito mais que em qualquer lugar que já tenha trafegado (com exceção, é claro, da Bolívia). Dos simpáticos mexicanos, eles tem o colorido. Quando prestamos atenção às vitrines, as cores se revelam como uma profusão mágica de arte e inspiração. Uma beleza rara.
Quantas são as cores trabalhadas com riqueza de detalhes, no couro, nos tecidos, nas joias. Artesanatos sofisticadíssimos para ornamento do que se pode imaginar. Ombros, colos, paredes.
E como se come bem na Colômbia! A despeito dos altos impostos, as refeições são um manjar para olhos, olfatos e paladares. Tanta degustação, com alta qualidade e lauta quantidade, exige preguiça e relaxamento do corpo. A consequência...
A musa de Botero.
Nas dependências do museu, senti uma alusão à minha pessoa em cada uma daquelas mulheres retratadas, as mulheres rotundas e sem movimentos. Felizmente o douto mestre jamais colocou seu olhar sobre a minha pessoa.
Nada de passeios ecológicos ou desportivos, não desta vez. Um pouco de praia, na medida do possível, uma vez que nem sempre as faixas de areia sejam lá grande coisa.
De movimento corpóreo, somente as solas dos sapatos e o atrito contra as vias bem pavimentadas, tendo como companhia a carteira e os bolsos.

Um comentário:

  1. Compartilho cada palavra sobre a Colômbia!
    Um país alegre, cheio de música e com relativamente pouca influência americana nos hábitos culturais.
    Lugar lindo, repleto de uma sensação de bem estar, sem contar com o fato de estarmos passeando dentro de um livro de Garcia Marques.
    Também adorei!!!

    ResponderExcluir