domingo, 8 de maio de 2011

O POVO QUER CANTAR

As pessoas adoram cantar. É uma manifestação natural de quem está feliz, ou triste, nunca se sabe.
O fato é que todo mundo quer cantar.
Já reparou quando alguém chega com um violãozinho numa reunião social? O cara pode não tocar picas, mas todo mundo quer saber qual música que se conhece em comum para iniciar uma cantoria. Fica sempre aquela ansiedade do "você conhece essa? e aquela?" até que quando o cara é muito medíocre mesmo, o violão vira tamborzinho e o povo canta de qualquer jeito.
Cantar é normal, é só incitar, chegar com a idéia, que até mesmo os mais tímidos abraçam a causa - com ou sem acompanhamento.
E já reparou a atitude das pessoas que cantam em grupo? Por que elas sempre se abraçam para cantar? É uma peculiaridade do comportamento humano que sempre me fascinou. Basta alguém entoar um 'cantiquinho' para imediatamente se pendurar na primeira pessoa que chega perto e invariavelmente pegar algum objeto para servir de microfone. Um amigo outro dia se empolgou tanto na cantoria que pegou um espeto de picanha na churrascaria para fazer as vezes de microfone. Não fosse o golpe de esgrima que quase matou um outro comensal, o espetáculo teria sido perfeito! Bom, pelo menos o comportamento dele seguiu todos os preceitos básicos da cantoria amadora. É genético! Tá no nosso DNA. Só pode ser!
Para finalizar, sempre tem os que não cantam... estes por sua vez - e com uma regularidade assustadora! - elaboram coreografias coletivas, com passinhos comunitários, chamando os que ainda se mantém sedentários para uma atividade grupal... já reparou? Só pode ser genético!

Nenhum comentário:

Postar um comentário