quarta-feira, 20 de outubro de 2010

UM POUCO DE MÚSICA CLÁSSICA

Quem foi que disse que música clássica não é divertido?
A cultura popular ao longo do tempo rotulou a música clássica. Para a juventude idiota música clássica é sinônimo de diversão para velhos e nerds, entre outros atributos depreciativos. Uma vez me lembro na faculdade que comentei sobre um concerto que gostaria de assistir e fui encarada pelo meu grupinho de amigos como se houvesse um ET ao meu lado segurando um sanduíche do McDonalds.
Ressalvas à parte, tenho de confessar que raríssimas vezes na minha vida me diverti tanto quanto no dia em que dancei uma rapsódia húngara dentro do carro com minhas irmãs e minha prima Mariana, numa visita à casa dos meus tios em Campos do Jordão. Estávamos com as janelas fechadas, mas quem via de fora, podia jurar que o som era do Ozzy ou algum similar.
Hoje fui a um concerto. Na Sala São Paulo. Ouvi a Orquestra Filarmônica da Radio France executar com primor a 5a. Sinfonia de Beethoven, entre outras no programa. Fazia muito tempo que não me divertia tanto. Quando a platéia aplaudiu de pé o gran finale e não arredou o pé até que o maestro voltasse para mais um pouco, fiquei exultante. Queríamos ouvir mais e mais e mais.
O bis foi tão intenso que eu poderia agarrar um microfone de captação pendurado no teto, usá-lo como tirolesa, descer do balcão à platéia principal e num êxtase, tirar o próprio maestro para um pas de deux. É claro que ouvi tudo contida, sem emitir som algum, com todos os sentidos vidrados naquela maravilha. Mas a sensação de assistir uma grande apresentação é tão intensa e tão boa, que essa gente ignorante não sabe mesmo o que está perdendo.

6 comentários:

  1. O pior foi o dia que eu tirei um cd do Chopin (noturnos)da capinha, ouvi, chorei e qd uma amiga entrou no carro deu tanta risada, me chamou de brega, etc...
    Qd eu peguei a capinha pra guardar o cd é que percebi que a capinha era do cd do Dalto. Gente eclética é um problema né?! rs

    ResponderExcluir
  2. Voltando à vaca fria de domingo...não há porque desmerecer o talento nato de um jogador de futebol, mas havemos de convir que demanda muito mais tempo e dinheiro formar um violinista do que um atleta, para não falar na ligeira diferença de remuneração.
    Em contrapartida também é mais difícil e caro formar um ser admirador das letras,artes e música do que um escutador de pagode torcedor do coringão.
    Uma coisa não invalida a outra,mas Caetano acha feio o que não é espelho...gosto da frase, mas o autor me irrita...ele está cada dia mais parecido com a Vovó Donalda...
    Digamos que o mundo seria melhor se as pessoas fossem mais cultas ou ao menos valorizassem a cultura como um todo...no meu post Universos Paralelos a gente falou um pouco disso...a arte deveria servir mais como uma coisa libertária e não como um limitador amarrado por tantos rótulos e banalidades...
    Gostou do Grappelli & Cia??

    ResponderExcluir
  3. Isso eu tinha que escrever à parte...
    Nana você é um talento desperdiçado...a natura-lidade com a qual você fala essa coisas é de gente que faz comédia stand-up... eu fico sem ar de tanto rir com o que você escreve...é como se eu visse você falando...não tem uma que você não detone...

    ResponderExcluir
  4. Caro Loopy, a cultura infelizmente está a cada dia mais rotulada e menosprezada. Infelizmente, a juventude se alimenta na ignorância e na massificação das informações... uma pena.
    Adorei o Grappelli. E também acho que a Nana deveria se lançar na carreira literária :-)

    ResponderExcluir
  5. Sweet Rose
    Pérolas e porcos não se combinam...desalentos à parte estou contente pelo quanto você está se divertindo!!;-)

    ResponderExcluir
  6. Loopinho,
    Realmente por eu ser demasiadamente tímida o mundo perdeu uma grande atriz...ELA virou dentista...

    ResponderExcluir