segunda-feira, 27 de setembro de 2010

WAZOWSKI

Sabe aquelas pessoas que querem agradar?
Mas estou falando daquelas que querem MUITO agradar... tenho certeza que todo mundo aqui já teve algum tipo de experiência neste sentido. A vaidade humana muitas vezes necessita de aceitação, às vezes até mesmo de elevação por parte de semelhantes. E é lógico que um bajulador, agradador! pode fazer muito bem para algumas almas inseguras.
Pois bem... tem gente que gosta disso... mas quem falou que todo mundo gosta???
Um agradador nem sempre é um puxa-saco. Não! É preciso diferenciar essa linha tênue entre os dois. O agradador quer agradar, quer fazer com que você se sinta feliz, quer que você perceba o quanto ele gosta de você fazendo parecer que tudo que você faz é lindo, inteligente e bom. Se você leva o seu cachorro passear junto com ele, é capaz que ele realmente enxergue alguma semelhança entre o cocô do seu cachorro e o David de Michelangelo. O agradador é sincero.
Agora me diga: quem precisa de pessoas assim? A impressão que tenho dessas pessoas é que estou conversando com um eco sem auto-crítica. Isso só pode ser ruim!
Outro dia um agradador concordou compulsivamente comigo em várias frases que citei e atribuí à "Wazowski". Ficamos assim algumas horas discutindo Wazowski, ele sempre concordando e fazendo inclusive citações que eu refutava impiedosamente pela característica filosófica do autor e todo o contexto que introduzi. Sim, porque o agradador vai sempre concordando com tudo que você faz mesmo não tendo um mínimo de domínio sobre o que está dizendo para simplesmente... agradar. Se você acha, ele louva.
Fui para casa então pensando pensando em Mike Wazowski do desenho Montros S. A.
E olha que nem sei se ele falou mesmo tudo aquilo!

Um comentário:

  1. Já ouviu falar de mestrado e especialização em capachosofia?
    O cartunista Laerte desenhava um personagem chamado o puxa-saco...o concorrente dele era conhecido carinhosamente como Alceu...Dispor he he he

    ResponderExcluir