domingo, 11 de julho de 2010

ESPÍRITOS

Agora é moda a inclinação para o espiritual.
O espiritismo então nem se fala. Filme de Chico Xavier, novela sobre vidas passadas e reencarnadas contando ainda com um espírito que se recusa a "subir"... bem, neste caso específico, devido ao espírito ser encarnado pelo filho do diretor, é bem capaz que ele dure perambulando entre os mortais até o último capítulo.
Tudo isso junto acaba levando a uma histeria coletiva onde as pessoas se informam o mínimo e acham que já tem aptidões para verdadeiros pais de santo, diretores de mesas brancas e reis da feitiçaria em geral.
O assunto é atraente. Quem por exemplo não tem curiosidade sobre o que acontece "do lado de lá", ou sobre quem fomos nas vidas passadas. Ou ainda o por que de tantos espíritos complementares acharem que estão reencarnado pela ducentésima vez... sim, porque com a população mundial aumentando de maneira vertiginosa, é virtualmente impossível que todos nós sejamos reencarnados. Alguém tem que ser novo por aqui!
O que eu me pergunto é: por que as pessoas querem tanto saber o que aconteceu antes? Por que não se preocupam com o aqui e agora? Poxa, se eu tenho dificuldades para saber quem eu sou agora, imagino a confusão que se formaria dentro da minha cabeça tendo que conciliar vidas passadas, princípios, reencarnações e explicações lógicas e ilógicas para todas as sinas...
Outro dia um amigo me falou que ia ao Centro, o que distraidamente confundi com o centro da cidade. Após uma meia hora de conversa, quando ele finalmente me falou que iria tomar um passe, pensei comigo mesma: que passe - de ônibus, de metrô - seria realmente deglutível? Até eu concatenar minhas idéias, vou te confessar que quase perdi um amigo, tanta era a discrepância na nossa conversa. Ainda bem que consegui contornar a situação e, apesar de ter estranhado, meu amigo não fez nenhuma pergunta complementar que denunciasse a minha própria loucura.
É... nesses tempos de espiritualidade aumentada temos realmente que redobrar a atenção.

7 comentários:

  1. Melhor do que os quase leigos que se tornam ôtoridades no assunto tem ainda aquele papo de regressão que traz à tona verdadeiras celebridades espirituais...o sujeito que foi centurião em Roma, a puta de Paris, a comcubina do Samurai...os regressados nunca são gente comum de Pirituba ou do Jaçanã...que hay las brujas las hay...mas o povo continua violando o 11o. mandamento que diz: "Não força a barra"...
    Saravá!!

    ResponderExcluir
  2. uma vez veio um no consultório e falou que ia tomar um passe assim que saisse de la, e eu realmente pensei na hora que o passe em questão era o da promoção de passe de ônibus. Fico feliz em saber que não sou a unica a me confundir com essas coisas.
    Mas tenho certeza que na outra encarna eu fui a Bela adormecida, é a unica explicação pra essa minha preguiça sem fim...mas será que a bela existiu?

    ResponderExcluir
  3. Eu fui a Bela Adormecida...certeza!!!
    Ahhh! Será que ela não existiu?

    ResponderExcluir
  4. Falta personalidade pra reencarnar em tanta gente!
    Ninguém quer já ter sido uma pessoa comum... (gostaram da concordância?).
    Nem na umbanda, onde a pomba gira sempre encarna os mesmos caras - em qualquer lugar do mundo!

    ResponderExcluir
  5. Tem um negócio que os orientais conseguem ou conseguiam fazer que era estar em vários lugares ao mesmo tempo...transmutação de corpos ou algo assim...quem sabe a gente vive várias vidas ao mesmo tempo e não sabe...se isso fosse verdade de repente daria para mudar o seletor e virar um quaquilionário como o Tio Patinhas...talvez eu quisesse ser o Patacôncio...o Patinhas era muito mão de vaca...
    De qualquer modo toda essa conversa da moda gira em torno não da tal evolução espiritual que seria o principal propósito do ir e vir, mas do maniqueísmo de todo folhetim televisivo ou da evocação de super poderes do além ou de sei lá que espírito que já teria feito lobby perante o "Divino" para livrar a cara de uns camaradinhas que estejam dispostos a fazer algumas oferendas por conta de uns favores bacanas...eu curto pacas esses cartazes de "trago de volta sua amada, pague quando ela voltar... " entre outros que circulam nos postes de nossa cidade desvairada...as pessoas escolhem no que acreditar como escolhem qual parte da recomendação médica deve ser seguida...isso você sabe melhor do que eu...
    Já ouvi um bocado e li bastante sobre o tema, que como qualquer outro merece respeito quando tratado com seriedade, mas como diz o Dalai Lama a melhor religião é aquela que te conecta melhor ao cara lá de cima...para mim os desencarnados só ficam bem nos filmes daquele cineasta indiano com nome esquisito que fez o filme em que o Bruce Willis fez que ia mas acabou num fondo...mas depois foi(essa frase serve para endossar que os textos escrivinhados com perfeita concordância são os mó legal...!)

    ResponderExcluir
  6. Difícil é saber se a pomba gira, também é a mesma...ou será que esse nome se dá a uma modalidade de entidade, como uma faixa no judô ou uma graduação no exército?
    Não quero acumular essa informação...

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que fui um lutador de sumô, que aliás está fazendo a maior força para se manifestar: primeiro veio essa agressividade em mim, depois apareceram umas banhas... no dia em que eu acordar com os olhos puxados vou ter a certeza absoluta!

    ResponderExcluir