sábado, 22 de maio de 2010

O TEXTO

Certo dia ela estava em seu consultório quando recebeu o telefonema.
Estavam recrutando a sua pessoa para iniciar um processo seletivo para trabalhar em um grande e renomado hospital. A etapa incial consistiria de uma prova de conhecimentos gerais na sua área e fora agendada para a próxima semana. Nem havia como se preparar, fora pega de surpresa e a prova estava em cima, logo aí. Seria na cara e na coragem, com a bagagem da profissão, sem preparo literário para tal.
No dia da prova ela estava lá. Chegou mais cedo, aguardou e finalmente fora colocada na sala com mais 64 candidatos a 4 vagas. As instruções iniciais foram dadas e no final veio a grande surpresa: eles teriam que fazer uma redação. Uma REDAÇÃO! Sobre qualquer tema.
Pô, desde o vestibular que ninguém lhe pedia um texto! E aí ela pensou: pra que?
Pra que eles querem um texto? Seria para eliminar os analfabetos? Bom, se chegara até aquela etapa onde o curriculum já havia sido analisado, provavelmente não havia analfabetos no recinto. Se bem que hoje em dia não dá para saber... com essas faculdades todas onde o critério para a admissão do aluno só leva em conta a possibilidade de pagar a mensalidade, não dá mesmo pra saber se todos os diplomados sabem realmente ler e escrever.
Seguindo o raciocínio, não podia ser para excluir os analfabetos... seria então para eliminar os subversivos! Mas, quem é que numa prova seletiva para um grande emprego escreveria um texto adotando posições radicais sobre qualquer que seja o assunto? Quem, em seu juizo normal, escreveria um texto com idéias subversivas? Só se fosse muito burro, louco ou analfabeto, posições evidentemente eliminadas pela análise inicial do curriculum... assim imagino.
Então só me resta pensar que esse maldito "texto" solicitado no bendito processo (antagônico não?) serviria única e exclusivamente para... eliminar os chatos!
E no final eu até achei uma boa idéia essa forma de análise do candidato.

2 comentários:

  1. Cara, devia ter redação pra fazer amigo.
    - pois não senhor, você é candidato a meu amigo?
    por favor sente-se e faça uma redação de trinta linhas sobre amizade.
    cara seria o mundo perfeito, de cara tem uns quinze chatos que eu removeria do meu rol de conhecidos.
    E pra casamento então ??
    redação : Tema - O dia da minha separação. ou então : - fui traída...
    separaria as psicóticas, as depressivas, as miguxetes. infelizmente não teria efeito pras maquiavélicas...

    ResponderExcluir
  2. Zigue, ÓÓÓtima idéia essa da redação pra TUDO!!!
    Eu como banca examinadora sou até a favor da revalidação do curriculum. À cada 3 ou 5 anos, nova redação!
    É claro que abriria completamente para exceções que nesse caso teriam que ser reavaliados em mais curtos períodos de tempo.
    ÒTIMA IDÉIA!!

    ResponderExcluir