terça-feira, 6 de outubro de 2009

ACHEI UMA PESSOA PURA

Achei uma, na verdade duas!, pessoas puras. Artistas com auto-estima elevadíssima - ou baixíssima... dependo do ponto de vista. Despojados da necessidade de aparecer, com bons papéis anônimos.
Assistindo à um balé antigo, com Margot Fontaine, Nureyev e um corpo de baile belíssimo, subitamente visualizo em um número os vilões da trama. Bailarinos de primeira categoria, com técnica impecável, cujos nomes hoje significam muito pouco para nós leigos.
O fato é que esses vilões entraram mascarados, com umas máscaras que cobriam inteiramente suas faces - tipo halloween sabe? (lembra aquela máscara de king kong da nossa infância?). Agora imagina você qual o sujeito hoje em dia que se encontra completamente despojado da necessidade de aparecer? Nem que seja nos agradecimentos! OS CARAS AGRADECERAM DE MÁSCARA! Aí eu pensei: são ícones, verdadeiros ícones! Gravam um balé importantíssimo, assistido até hoje pela humanindade, propagado entre gerações e... anônimos! Não é o máximo? Os caras estão num espetáculo pra que? Pra aparecer obviamente! Mas a gente assiste e re-assiste e continua não sabendo como ou com quem eles se parecem.
Hoje em dia, artistas anônimos como esses a gente só vê dentro do Mickey na Disneylândia. Ainda assim periga do cara acabar o turno e vir se gabar de que era ele dentro do bonecão.
Achei o máximo!

4 comentários:

  1. Ninguém é puro,
    provavelmente esses dois ganharam muito bem pra isso, ou alguma outra coisa estava por de tra disso.
    Já a Bela Adormecida, que provavelmente era a Margot, assim que foi acordada pelo Nureyev desjou a máscara desesperadamente, certeza!!!
    De perto ninguém é normal, por melhor que essa pessoa dance,
    minha opina né???
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Embora eu não curta, reconheço o ballet como expressão de arte e sei que o preparo físico exigido é maior do que em muitos esportes.
    De qualquer maneira como você disse que o filme é meio antigo..talvez de um momento em que as egotrips fosse menos latentes.Até hoje há uns dois ou três bailarinos de renome...os demais são aspirantes que em geral ganham a vida fazendo outra coisa.Ninguém rouba uma Ferrari para passear na ilha de Marajó...o cabra quer ser visto e reconhecido onde todos possam vê-lo como se fosse o dono.O culto à personalidade é um saco...faz tempo que eu separei a arte do artista...o artista ganha para fazer arte seja ela qualfor e não para falar do que geralmente não conhece.isso acontece o tempo todo...

    ResponderExcluir
  3. Vc esqueceu de citar os atores da Vila Sezamo

    ResponderExcluir
  4. MUITO BEM LEMBRADO!!!!
    SANTIFICADOS SEJAM OS ATORES DO VILA SEZAMO!!!!

    ResponderExcluir